Loja Escutista da Região de Viseu

Visite a maior loja escutista online do país. Fardamento, Insígnias e Distintivos, Material de Campo, Livros e Manuais e muito mais.

www.viseu.cne-escutismo.pt/loja

CAEV - Centro de Atividades Escutistas Viriato

O Centro de Atividades Escutistas Viriato (CAEV) é um espaço destinado à realização de atividades escutistas, nomeadamente as de cariz ambiental, espiritual e técnica escutista, bem como um espaço destinado à formação de Dirigentes, visando o contacto direto com a natureza, em fraternidade, alegria e espírito escutista, proporcionando e apoiando o desenvolvimento pessoal e espiritual coletivo de jovens e adultos.

www.viseu.cne-escutismo.pt/caev

7 Maravilhas do Método

Programa Educativo

Aprender Fazendo

O Escutismo tem como objectivo ajudar as crianças e os jovens a desenvolver integralmente as suas capacidades, para que se tornem membros activos e responsáveis na sua comunidade. Desenvolvimento esse que resulte progressivamente em maior autonomia da criança ou do jovem. Para tal, esta não pode apenas ouvir dizer ‘como é que se deve fazer’ ou ver os outros a actuar. Para aprender é necessário experimentar, sentir, estar nas situações. Isto porque a aprendizagem é um processo dinâmico e activo.

O jogo – num sentido amplo – é, pois, elemento essencial do Escutismo. Nele, a criança ou o jovem encontram desafios e obstáculos, desenvolvem capacidades e solidariedades, aprendem e crescem com os outros e uns com os outros.

As actividades escutistas são, assim, iniciativas e acções, planeadas e desenvolvidas pelas crianças e jovens, com acompanhamento adulto, que consubstanciam o jogo escutista e respondem às suas aspirações de descoberta e realização, contemplando uma sequência de oportunidades educativas diversificadas nas fases da escolha, planeamento, concretização e avaliação.

Agente activo na escolha dos projectos que quer realizar – motivado pelas suas escolhas, pelos pares, pela saudável competição – a criança ou o jovem envolve-se na sua realização, o que significa que vai aprender pela acção, percebendo a utilidade do que aprendeu [o que o motiva para aprender mais], desenvolver as suas capacidades e descobrir habilidades e gostos que, de outro modo, provavelmente não descobriria.

Elemento estruturante do aprender fazendo é a metodologia do projecto, a qual permite às crianças e aos jovens, de uma forma participada e em ambiente seguro, transformar sonhos e aspirações em actividades, vivências e experiências enriquecedoras, que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal.

Em geral, um projecto é um conjunto determinado de acções inter-relacionadas que se planeiam e implementam com vista a atingir um objectivo último num determinado prazo. Neste contexto, um projecto escutista caracteriza-se por:

  • ser um desafio colectivo;
  • ter uma meta clara e um horizonte temporal;
  • envolver quatro fases principais;
  • estar baseado no uso do método escutista;
  • incorporar uma variedade de oportunidades educativas;
  • ter em conta interesses, talentos, capacidades e necessidades distintas;
  • procurar que cada criança e cada jovem esteja comprometido no atingir do objectivo comum através do seu esforço pessoal.
Em face disto, o valor educativo da metodologia do projecto reside em:
  • desenvolver a capacidade de dialogar e trabalhar em cooperação com outros;
  • contribuir para garantir uma genuína participação dos jovens nas decisões que lhes dizem respeito e dar-lhes esse “treino”;
  • desenvolver a responsabilidade;
  • desenvolver o sentido de “propósito” [efeito motivador];
  • permitir a descoberta de talentos ou a sua busca;
  • permitir treinar competências de diversa ordem;
  • criar hábitos de funcionamento “em projecto” [úteis para a vida contemporânea].

As designações do projecto, nas diversas Secções, são as constantes na tabela abaixo.