| Treino de respiração: aprender a coordenar a respiração ou ensinar outros a fazê-lo, explicando porque é que é importante. |
| Participar em jogos com o bando em que é necessária a entreajuda (por exemplo, transportar um elemento em braços, percorrer um caminho com os pés ligados ou olhos vendados, sob a direcção do guia, etc.). |
| Praticar na Alcateia diversos jogos tradicionais (barra do lenço, malha, etc.). |
| Narração, dramatização ou actividade sobre a actividade física de Máugli na Alcateia ('A Caçada de Cá' ou 'O Acicate do Rei'). |
| Executar danças e canções com movimentos. |
| mprovisar instrumentos musicais (com paus, pedras, etc.) e treinar a coordenação rítmica. |
| Aprender a fazer e aplicar diversos nós (nó direito e de correr, de barqueiro e cabeça de cotovia, de oito e lais de guia, pedreiro e escota) e saber enrolar uma espia (pode-se usar o Livro da Selva para explicar os nós). |
| Aprender a aparelhar uma embarcação (lobitos marítimos). |
| Saber manusear uma pagaia (lobitos marítimos) |
| Coser um botão. |
| Fazer um objecto que implique colagens minuciosas (com missangas ou conchas pequenas, por exemplo). |
| Proporcionar momentos de ginástica matinal. |
| Jogos que impliquem coordenação de diversos tipos: exercícios de equilíbrio, cambalhotas, mini-basquetebol, estafetas, corridas de bicicleta, jogos aquáticos, etc. |
| Gincana ou estafeta em terra ou água com vários obstáculos. |