| Tomar notas numa reunião (secretariar), registando as diversas opiniões. |
| Usar, de forma básica, um computador e a Internet para procurar e recolher informação que pode ser usada, por exemplo, para a preparação de uma Caçada ou para tirar uma insígnia de competência. |
| Elaborar uma colecção pessoal ou de bando (conchas, pedras, selos, etc.) e mantê-la em ordem. |
| Investigar um assunto numa biblioteca para um trabalho da escola. |
| Participar numa recolha de canções populares e jogos (entrevistar idosos). |
| Colaborar num jornal de parede da Alcateia ou de bando. |
| Ateliê de bando para aprender a consultar um dicionário e um índice (por exemplo, saber encontrar o Antigo e o Novo Testamento numa Bíblia). |
| Criar imagens de identificação do material da Alcateia par afixar nos diversos locais de arrumação no Covil (imagem de livros para identificar a Biblioteca). |
| Narração, dramatização ou actividade sobre a vida de Máugli na Alcateia (apresentação das personagens do Tchill, Mangue ou Hati: todos guardam conhecimentos na Selva). |
| Recolher provérbios de antigamente e retirar daí ensinamentos. |
| Colocar no Caderno de Caça 2 músicas escutistas à escolha. |
| Participar numa actividade em que se utilizam códigos nas mensagens. |
| Utilizar o Caderno de Caça para guardar informações que recolhe em actividades como: > Entrevistar comerciantes, outros profissionais da sua terra, chefes do Agrupamento, leigos com missões específicas dentro da paróquia. > Descobrir provérbios, lendas |
| Desenhar a bandeira nacional, o brasão da região escutista da zona onde vive, o brasão da sua localidade. |
| Desenhar factos da História de Portugal. |
| Construir um cartaz para o canto do bando com a nomenclatura e parlamenta do Optimist (lobitos marítimos). |
| Construir um herbário usando uma técnica de decalque: põe-se uma folha de papel por cima de uma folha de árvore e passa-se com lápis de cor. |
| Utilizar desenhos ou fotografias para guardar informações importantes recolhidas em actividades. Assim, pode-se, por exemplo: > Fazer um raide para recolher fotografias. > Fazer desenhos sobre plantas, locais históricos, locais públicos. > Tirar fotografi |
| Construir uma colecção de pegadas de gesso, arrumando-as em caixas. |