| Campanhas onde se explique o que pode acontecer em determinadas situações (por exemplo, a necessidade da sinalização balnear ou uma campanha de sensibilização em que se explicam as causas dos acidentes em casa e o que fazer nessas ocasiões). |
| Avaliar e auto-avaliar-se no fim das actividades, revelando capacidade crítica e justificando as suas opiniões (nomear os pontos positivos e negativos e o que fazer para corrigir erros). |
| Explicar à Alcateia a necessidade de evitar fossas para sólidos, por ser um erro ambiental, e sugerir alternativas. |
| Apresentação de situações problemáticas ou enigmas para que os lobitos encontrem a solução, através, por exemplo, de uma tempestade de ideias (que materiais da Natureza podemos usar para construir um instrumento musical?). |
| Fazer um projecto para melhorar o Covil (por exemplo, tentar resolver problemas sobre o material que falta). |
| Narração, dramatização ou actividade sobre a vida de Máugli na Alcateia (o que Máugli aprende na 'Caçada de Cá', a forma como lida com a expulsão da Alcateia e depois da Aldeia dos Homens, as conversas sobre problemas na Rocha do Conselho, etc.) |
| Encenação de situações problemáticas e posterior avaliação, analisando causas e consequências de alguns comportamentos. |
| Jogar o jogo dos ‘Quatro em linha’. |
| Preparar uma representação (por exemplo, para a Flor Vermelha) sobre alguma coisa que aconteceu durante uma actividade ou sobre uma fábula que foi contada. |
| Exercitar a capacidade de análise: a partir de uma situação dada, criar um cartaz com uma lista (ou esquema, diagrama, etc.) de pontos positivos, negativos, interessantes, curiosos, vantagens e desvantagens, etc. |
| Campanhas onde se procure identificarem e denunciar o que está errado e a forma de corrigir o problema (por exemplo, como é feita a separação do lixo da sua terra, como está a limpeza da mata, sinais de trânsito, problemas com acessibilidades, a poluiçã |