| Construir um objecto para oferecer a alguém. |
| Visitar outros cantos/sedes e colher informações como organizaram o espaço, para depois renovar o Covil. |
| Participar em ateliers da Alcateia organizados por especialistas (cesteiros, oleiros, pescadores, carpinteiros, enfermeiros, informáticos, etc.). |
| Actividades de descoberta de países/cidades e sobre a comunidade onde vive (jogo de cidade sobre locais públicos ou históricos |
| Imaginar as utilidades que poderá ter um objecto que desperta a curiosidade, diferentes perspectivas de uma situação ou vantagens e desvantagens de uma circunstância. |
| Narração, dramatização ou actividade sobre a vida de Máugli na Alcateia (‘O Acicate do Rei’, no episódio de caça com Bàguirà |
| Fazer uma representação em conjunto com o seu bando, sendo o próprio lobito a escolher o tipo de representação e o tema e a distribuir os diversos papéis aos restantes elementos. |
| Contar histórias através de um poema ou recorrendo apenas à palavra e ao corpo (sem recurso a livros, vídeos, cartazes, etc.). |
| Cantar canções escutistas e inventar novas canções. |
| Praticar as danças da Selva e inventar novas danças. |
| Participar em eventos culturais e representar para a sua Alcateia ou bando uma mímica, sobre a cultura local. |
| Participar num ateliê de construção de fantoches. |
| Ateliê com nós, contando uma história (por exemplo, aprender o nó direito contando como Cá se enrola). |
| Imaginar e construir um disfarce, um cabide para pendurar o seu uniforme ou um instrumento musical a partir de matérias recicláveis ou em cinco minutos (recorrendo ao que existe no meio envolvente). |
| Utilizar materiais reciclagem para decorar o Covil. |
| Ajudar a pintar o Covil com as personagens da Selva. |
| Jogos sobre a Natureza (observação durante vários dias de algo e consequente anotação do que foi descoberto, escolha de árvore/planta para cada lobito identificar tudo o que consiga sobre a mesma, germinação de uma semente, cuidar de um animal, construi |