| Conversa com os lobitos sobre o que significa ‘O lobito não se escuta a si próprio’ nos jogos e votações (ou seja, explorar e explicar o valor da batota, da mentira, do amuo e da vingança, verificando se todos os lobitos compreendem o seu significado). |
| Escolha de cargos (para verificar se há aceitação, espírito desportivo e cordato, reconhecimento das capacidades dos outros, evitando a não aceitação, amuos, zangas, recriminações). |
| Participar numa venda de calendários. |
| Comportamento nas reuniões de preparação de actividades (mudar de opinião se ouvir outra sugestão melhor que a sua, votar a Caçada que mais gostar e não a que fez, desempenhar as tarefas da Caçada escolhida mesmo que não tenha sido a sua original, etc.). |
| Narração, dramatização ou actividade sobre a vida de Máugli (a aceitação na Alcateia: como Balu e Bàguirà o defenderam, a votação dos lobos e a zanga de Xer Cane). |
| Inventar uma canção ou grito do bando que sirva para aclamação a quem vença e usá-la em todos os jogos (grito/canção de aclamação ao vencedor). |
| Usar jogos variados, que permitam explorar as diversas capacidades dos bandos, para que todos possam vencer e perder, em algum momento (jogo do Kim, estafetas, jogos de habilidade manual, de descoberta da Natureza, enigmas, etc.). |
| Nos jogos de pista, dar códigos mais simples e mais complicados, estabelecer controlo de tempo, dar um pequeno mapa para orientação, promovendo a competição saudável entre os bandos (ganha o bando que chegar primeiro e com tudo bem feito, por exemplo). |
| Fazer um cartaz sobre realidades diferentes (amuo/boa disposição, batota/verdade, etc.) para afixar no Covil. |
| Fazer uma corrida de limpeza do lixo nas praias. Ganha o bando que juntar mais lixo porque esse ajudou mais a Natureza. |