| Fazer e decorar um objecto de utilidade para a Alcateia |
| Fazer um objecto que represente o lobito para oferecer no dia da mãe/pai. |
| Jogo de apresentação/ficha pessoal sobre gostos e preferências dos lobitos a ser preenchida parcialmente pelo próprio e pelos pais. |
| Jogo de perguntas e respostas sobre o que gosta e o que não gosta. Sentados em fila, os lobitos que gostem, ou não gostem, do que é dito pelo Àquêlá trocam de lugar nas cadeiras. São várias as perguntas, para permitir entrarem no ritmo e não se limitarem |
| Avaliar-se a si mesmo e às actividades em que participou, demonstrando espírito crítico. |
| Jogo do prato: numa avaliação, pôr no centro aquilo de que se gostou mais e, na parte exterior, o menos agradável. |
| Partindo de uma passagem da História da Selva ou da vida de S. Francisco, fazer um desenho, um poema, uma canção, uma escultura, etc. |
| Dramatização de episódios da vida da Alcateia. |
| Peça de teatro (fantoches, sombras, com caricaturas, mímica, etc.). |
| Jogo de mímica/imitação. |
| Executar alguns disfarces. |
| Cantar canções escutistas. |
| Saber gritos de animação e aplauso. |
| Construir e decorar a seu gosto um quadro de nós simples. |
| Realizar com o seu bando, um trabalho plástico sobre o seu bairro/localidade ou meio ambiente (com desenhos, colagens, sons, etc.). |
| Construir um instrumento musical simples. |
| Utilizar várias estratégias para desenhar sinais de pista (com giz, tijolo, fitas, elementos da Natureza, etc.). |