| Auxílio, a outro lobito ou lobita, em actividades de forma desinteressada. |
| Construir, com o seu bando, um jogo para a Alcateia. |
| Fazer amigos de ambos os sexos na Escola, na Catequese e na Alcateia. |
| Jogo dos sentimentos - cada um escreve num papel um sentimento alegre e outro desagradável sem mostrar aos outros. Em seguida, apresenta-os ao grupo através de jogos de expressão ou mímica, e o grupo tenta adivinhar de que sentimento se trata. |
| Nas tarefas e jogos, promover momentos de inter-ajuda entre rapazes e raparigas. |
| Atribuir pontuação individual e de bando relacionada com a amizade para com os outros. |
| Explorar a figura de Racxa e do Pai Lobo, Messua e o marido, etc |
| Ser capaz de participar numa dramatização ou apresentação em conjunto com elementos do outro sexo. |
| Ajudar a montar uma tenda, demonstrando respeito por todos. |
| Fazer um desenho em que o menino entrega à menina um presente que ela goste e em que amenina entrega ao menino um presente que ele goste (especificando os presentes, não é apenas uma caixa com um laço). |
| Fazer um ateliê de trabalhos manuais com elementos do outro sexo (trabalho a pares, menino e menina). |
| Cuidar de plantas que necessitam de macho e fêmea para se reproduzirem (por exemplo, a flor-de-lis) – explicar aos lobitos que, apesar de serem diferentes, só quando estão juntas é que se conseguem reproduzir. |