| Levar os lobitos a preparar uma actividade para os pais ou avós, tendo em conta as características físicas de homens e mulheres (relacionadas com força, agilidade, equilíbrio, etc.). Eventualmente, lobitos numa fase mais adiantada do desenvolvimento podem |
| Estimular uma relação equilibrada entre rapaz e rapariga nos jogos e outras tarefas, promovendo a complementaridade e a inter-ajuda. |
| Visitar um clube desportivo, por exemplo, e falar com os atletas (homens e mulheres) para descobrir que partes do corpo têm que se desenvolver mais e porquê. |
| Efectuar trabalho sobre as características femininas e masculinas em dois ou três espécies animais. |
| ' Jogar um “Trivial'' sobre a anatomia humana.' |
| Elaborar um painel ou ficheiro de saúde por bando com as alturas e pesos dos lobitos (meninos e meninas), cintura, perímetro encefálico, etc. E deixar espaço para ir actualizando. |
| Apresentar ao bando, ou fazer em bando, um trabalho feito sobre um órgão ou aparelho do corpo humano (por exemplo, um trabalho realizado na escola). |
| Narração, dramatização ou actividade sobre a vida de Máugli na Alcateia ('O Acicate do Rei', 'Corridas da Primavera'). |
| ' Visualizar filme animado sobre ''Corpo Humano - a reprodução'', seguido de debate sobre o tema.' |
| Elaborar um cartaz onde se identificam as diferenças corporais do rapaz e da rapariga (ateliê). |
| Construir e montar um puzzle com imagens de partes do corpo de diferentes idades ou puzzle de meninos nus (menino e menina) para no final da construção se verificarem as diferenças. |
| Fazer uma investigação sobre as diferenças dos animais, a nível das características de macho e fêmea (por exemplo, as características distintivas do galo, pavão, pato, leão, etc.). |