| Visitar instituições ou ver filmes, partilhando de seguida sentimentos e ideias sobre o que viveram. |
| Fazer um objecto para oferecer no dia da mãe/pai e explicar porque é que gosta da mãe/pai. |
| Jogos vários: > O que é? Um lobito tira um papel com uma emoção de um saco e explica o que quer dizer, para si, aquela emoção ou representa-a por mímica, sem verbalizar. O grupo tem de adivinhar que emoção é. > O cubo de emoções: de um conjunto, cada lobi |
| Participar na avaliação das actividades, explicando como se sentiu nelas: contente por participar, com medo quando andou nas cordas paralelas, curioso quando fez a pista, entusiasmado quando chegou, etc. |
| Narração, dramatização ou actividade sobre a vida de Máugli na Alcateia (Racxa defende Máugli de Xer Cane, dizendo o que pensa; Bàguirà explica a Máugli o que são lágrimas; reacção de Máugli à expulsão da Alcateia e da Aldeia dos Homens; a despedida da Se |
| Em bando, inventar uma canção/poema sobre um sentimento. |
| Criar/dramatizar uma história em que se expressem sentimentos. |
| Construir um “cubo de sensações”, um objecto que se pendure à porta do quarto. Depois, o lobito, todos os dias, e conforme se sinta alegre, triste, zangado, preguiçoso, etc., deve identificar o que sente com determinada cor. Pendurado na porta do quarto, |
| Explorar, com os lobitos, como se pode sentir um animal em diversas situações: por exemplo, um cão que é querido pelos donos, outro que nasceu na rua, outro que foi abandonado. |
| Explorar, com os lobitos, como se pode sentir um animal em diversas situações: por exemplo, um cão que é querido pelos donos, outro que nasceu na rua, outro que foi abandonado. |