| Tomar decisões correctas à hora de escolher participar ou não em actividades (por exemplo, vir à reunião ou ir a uma festa de anos, ir jogar à bola ou fazer os trabalhos de casa). |
| Escolha do cargo que prefere (negociação, ouvir o chefe, escolher consoante os diversos argumentos apresentados). |
| Escolha de uma proposta de Caçada, ouvindo a opinião dos chefes. |
| Partilha de opiniões e avaliação de actividades, ouvindo e aceitando a opinião dos mais velhos. |
| Narração, dramatização ou actividade sobre a vida de Máugli na Alcateia (as lições de Balu ou Bàguirà, a conversa com Bàguirà antes de deixar a Alcateia, as conversas com Messua (mãe humana de Máugli), a conversa com Cá perante a ameaça dos cães vermelh |
| Escutar a opinião dos chefes na hora de escolher uma peça para a Flor Vermelha. |
| Jogo de aplicação: ensinar alguns nós, explicando as suas diferentes aplicações. De seguida, dar aos lobitos várias situações e levá-los a decidir que nó usariam em que ocasião. |
| Escolha de um objecto para fazer, como prenda (para um Dia do Pai ou da Mãe, por exemplo). O chefe pode dar vários materiais e dar sugestões, vendo como é que os lobitos reagem a elas. |
| Raide com jogo de pistas local a um ponto alto de uma serra ou a uma reserva natural, onde há caminhos mais sensíveis do que outros, em termos ambientais (com ninhos ou tocas, árvores muito pequenas, azevinho, etc.). Ao longo do percurso, os lobitos dev |