| Em momentos festivos (Natal, Quaresma), estabelecer um propósito de aprender alguma coisa (por ex. ‘Até à Páscoa vou tentar aprender a atar e engraxar os meus sapatos’) e procurar actividades que o ajudem a cumprir. |
| Promover momentos de auto-avaliação em que o lobito desenvolva o sentido crítico em relação ao seu próprio comportamento e progressão. |
| Preparar e organizar uma peça para apresentar aos pais na Festa de Natal. |
| Dinamizar os cargos no bando, dando progressiva autonomia nas tarefas associadas ao respectivo cargo (ex. Alcateia arrumada, organizar os Primeiros Socorros, etc.), para que os lobitos possam aprender a ter iniciativa e autonomia. |
| Participar num Encontro de Guias. |
| Proposta de actividades para a Caçada, de acordo com as suas necessidades de aprendizagem. |
| Escolha de competências. |
| Escolha de trilhos e proposta de algumas actividades a realizar em cada um. |
| Narração, dramatização ou actividade sobre a vida de Máugli na Alcateia, nomeadamente situações de aprendizagem com Balu ou Bàguirà. |
| Dar aos lobitos uma lista com algumas técnicas de animação menos conhecidas (sombras chinesas, mímica, instrumentos estranhos, danças folclóricas, etc.), motivando-os a aprender uma. |
| Aprender uma técnica para apresentar na Flor Vermelha (canção, mímica, fantoches, etc.). |
| Fazer ateliês de aprendizagem de nós, códigos, pistas, etc. |
| Fazer uma gincana de obstáculos em que se aprende a rastejar, a andar em paralelas, etc. |
| 4 Dar aos lobitos um conjunto de materiais diferentes para escolherem um para experimentarem na construção de um objecto: barro, gesso, arame, folhas secas, paus verdes, junco, etc. |
| Fazer um ateliê de reprodução de pegadas de animais (em gesso). |
| Saída de observação em que os lobitos têm de anotar coisas ‘estranhas’ da Natureza para descobrirem de que se trata (por exemplo, num pinhal há muitas sementes de pinheiro e estas têm uma forma em hélice. Para que serve?). |
| Pista para observação de Natureza. |
| Raide para seguir pegadas. |