| Participar na Eucaristia semanalmente. |
| Frequentar a catequese. |
| Criar momentos de reflexão, na Alcateia, sobre o exemplo de Jesus ou o que Ele espera de um lobito. |
| A partir do relato da vida de S. Francisco, construir o presépio da Alcateia, do Agrupamento ou paroquial. |
| Oração espontânea na Alcateia, em que cada lobito é convidado a falar directamente com Jesus. |
| Identificar que fase da vida de Jesus se está a celebrar num puzzle ou numa banda desenhada com vários símbolos sobre a vida de Jesus. |
| Conhecer passagens da vida de Jesus em que se demonstra que Ele é amigo de todos (as parábolas, as curas de Jesus, o amor pelas crianças, a Sua morte pelos homens). |
| Relato da vida do Patrono e modelos de vida propostos para a Alcateia, com especial ênfase na forma como sentiram o amor de Jesus: > Início da vida de S. Francisco, quando foi abandonado pela família e se virou para Jesus. > Vida de Santa Clara de Assis ( |
| Preparação de encenação de passagens da vida de Jesus |
| Momentos de animação com cânticos sobre Jesus. |
| Colaborar na elaboração de um presépio vivo. |
| Colaborar na elaboração de um presépio vivo. |
| Ajudar a dinamizar um concurso de presépios. |
| Construir um presépio usando nós variados. |
| Desenhar e colorir uma passagem da vida de Jesus (a Anunciação do Anjo, o nascimento de Jesus, a fuga para o Egipto, etc.). |
| Realizar uma actividade de observação de estrelas (como a estrela que acompanhou os Reis Magos). |
| Procurar conhecer características dos animais do presépio: burro, vaca, ovelhas, etc. |
| Fazer o presépio no covil, e incentivar para o fazer em casa |
| campanhas de partilha (Infância Missionária – dia da Epifania) |
| actividade/caçada de Natal com a temática própria da época. |