| Frequentar a catequese. |
| Providenciar a participação nas festas de paróquia, em apoios pontuais. |
| Realizar um trabalho sobre uma missão na Paróquia e relatá-la no jornal paroquial (ir limpar e enfeitar a Igreja com uma das equipas que o faz, acompanhar um acólito numa Eucaristia, etc.). |
| Convidar o Assistente a participar activamente numa actividade da Caçada. |
| Fazer um inquérito a diferentes leigos, no sentido de descobrir os diferentes papéis que desempenham na Paróquia e suas características (o que é ser leitor, visitador de doentes, acólito, sacristão, etc.). |
| Participar activamente na Eucaristia (por exemplo, no Ofertório ou na Acção de Graças, nas leituras dos diversos momentos, distribuição de pagelas, grupo coral, etc.). |
| Ateliê em que se aprende a preparar um altar. |
| Visita à Igreja com a Alcateia/bando, para descobrir os seus diversos locais, os nomes que têm (altar, sacristia, pia baptismal, etc.) e quem é responsável por que espaços. |
| Ser acólito ou membro do grupo coral. |
| Aprender o nó de frade e, a partir dele, identificar os paramentos e respectivas cores. |
| Construir um pequeno altar no Covil onde, todas as semanas, se vai mudando a cor dos paramentos e se vai identificando qual é a leitura do Evangelho de cada domingo. |
| Descobrir a Natureza através do Cântico das Criaturas (olhar a Natureza como irmã, como família). |
| Participação na celebração de baptismos (preparação anterior, estar no momento da celebração de forma activa, reflexão posterior…) |
| construção de puzzle em que cada um se sinta parte do todo, ou de um puzzle com os vários serviços, movimentos, dimensões da Igreja |
| Acolitar |