| Participar na Eucaristia semanalmente. |
| Frequentar a catequese. |
| Promoção de actividades ao ar livre com outros lobitos/exploradores, amigos, colegas de escola, catequese, etc. Relacionadas com a observação e contemplação da Natureza (por exemplo, onde haja a oportunidade de cultivar sementes, transplantar plantas, and |
| Explicação da necessidade de agradecer em oração a Deus, o nosso despertar, as nossas refeições, a nossa saúde, as nossas actividades e todas as maravilhas da Natureza que Deus nos deu. |
| Elaborar em conjunto com a Àquêlá uma actividade a ser executada pelo Natal ou Páscoa, tendo em conta o cariz destes tempos Litúrgicos (recolha de vestuário para um bebé, participar numa celebração penitencial, por exemplo). |
| Dinamização de momento sobre o Cântico das Criaturas de S. Francisco, relacionando-o com os elementos da Natureza referidos (por exemplo, criação de um cartaz gigante, onde cada elemento é trabalhado numa semana (Irmão Sol, Irmã Água, etc.) - o cartaz v |
| Visita a um Convento dos Capuchos (por exemplo, o de Sintra), para observação do seu modo de vida simples e respeito profundo pela Natureza. |
| Narração, dramatização, etc. Sobre a história do Lobo Gúbio. |
| Criar uma canção/poema sobre a necessidade de proteger a Natureza, criação de Deus. |
| Construção de ninhos e bebedouros para pássaros. |
| Fazer uma peça de artesanato para oferecer a um idoso num lar (se toda a Alcateia fizer, conseguem cobrir uma percentagem boa do lar de idosos e irem lá fazer a entrega). |
| Fazer um herbário (apanhando folhas secas ou desenhando-as). Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos |
| Fazer uma colecção de conchas. |
| Recriar um ambiente familiar que inclua referências de diferentes etnias (se escolhem mãe asiática e pai africano, colocar por ex. um puff no chão e um batique na parede). |
| Realização de missas campais com a ajuda do Assistente, em comunhão com a Natureza. Os lobitos devem ser levados a entender/contemplar as maravilhas da Criação. |
| Participação e dinamização de actividades manutenção e/ou limpeza de florestas e/ou praias. |
| Visitar um parque natural. |
| Construir uma ”Cama de Lixo”. Juntar um monte de lixo e depois conversar sobre quem é que “dorme” naquela cama (que são os animais). |
| Nas actividades, descobrir e identificar animais ou plantas menos conhecidos |
| descobrir e contemplara a sua beleza, e apresentar aos outros |
| actividades na Natureza onde se integra o louvor das criaturas. |